Dar Anos à Vida

O envelhecimento é uma parte natural do ciclo de vida. As principais causas de mortalidade, morbilidade e invalidez nesta faixa etária são as doenças do aparelho circulatório que representam cerca de 40% das mortes em Portugal. Os hábitos de vida adoptados por grande parte da população, como o sedentarismo, a falta de actividade física diária associada a uma alimentação desequilibrada constituem hoje factores de risco a evitar.
Pretende-se intervir neste grupo etário para ajudar a pessoa idosa a manter-se activa, saudável e autónoma.
As acções desenvolvidas têm como finalidade promover a qualidade de vida desta população, minimizando custos e promover a autonomia das pessoas em situação de dependência, privilegiando a prestação de cuidados no domicílio.
Para a concretização deste projecto foram estabelecidas parcerias com a Câmara Municipal da Chamusca, as Juntas de Freguesia e os Centro de Dia do Concelho.


Aprender a Viver com Diabetes


Em Portugal a Diabetes atinge 11,7% da população, sendo a 6ª causa de morte.
As actividades desenvolvidas têm como finalidade sensibilizar esta população para a importância da adopção de estilos de vida saudáveis, de modo a prevenir incapacidades e contribuir para qualidade de vida.

Objectivos

Ø     Desenvolver competências aos utentes diabéticos bem como aos prestadores de cuidados, a nível da gestão do regime terapêutico e na adopção de medidas e estilos de vida saudáveis;

Ø     Efectuar a observação do Pé aos utentes diabéticos em Centro de Dia.



Cuide da sua Saúde


Este projecto vai ser desenvolvido no lugar do Arripiado e freguesia de Ulme.

Objectivos

Ø     Identificar grupos de risco acrescido de desenvolvimento da diabetes através da aplicação da ficha de avaliação de risco da diabetes tipo II (Circular Normativa nº 23 de 14/11/2007);
Ø     Possibilitar o diagnóstico precoce das pessoas com diabetes;
Ø     Realizar sessões de educação para a saúde sobre diabetes e seus factores de risco.


Comemoração Mês do Coração 
 

     A UCC Cham’Al comemorou o Mês do Coração no concelho da Chamusca. Este ano o tema escolhido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia foi a “Reabilitação Cardíaca”. Neste sentido foram abordadas as seguintes áreas, “Alimentação”, “Stress” e “Exercício Físico” uma vez que são essenciais para a saúde do nosso coração.
Foi elaborado ainda um rastreio de HTA, Diabetes e avaliação do IMC. No final foi distribuída sopa de legumes e fruta a todos os participantes.


 Carregueira
Realizado no dia 11 de Maio de 2011;








 Ulme


 Realizado no dia 18 de Maio de 2011;












 Semideiro

      Realizado no dia 25 de Maio de 2011;




 









 

     Chamusca

      Realizado no dia 25 de Maio de 2011;